Expectativa de Aprendizagem

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ensino Médio


CONTEUDOS ESTRUTURANTES

Números e Álgebra
 
CONTEUDOS BASICOS
Números Reais;
Números Complexos;
Sistemas Lineares;
Matrizes e Determinantes;
Polinômios;
Equações e Inequações
Exponenciais, Logarítmicas e Modulares


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

210. Identifique os diferentes conjuntos numéricos e as propriedades inerentes a cada um deles;
211. Compreenda as relações entre os diferentes conjuntos numéricos;
212. Leia, interprete e represente intervalos numéricos (abertos e fechados) por meio de linguagem matemática;
213. Compreenda a necessidade de ampliação dos campos numéricos no contexto histórico;
214. Identifique a unidade imaginaria (i) como elemento do Conjunto dos Números Complexos;
215. Reconheça um numero complexo nas suas formas algébrica, gráfica e trigonométrica;
216. Resolva situacoes-problema envolvendo o calculo de equações cujas raízes não são reais;
217. Reconheça os elementos de uma matriz;
218. Leia, interprete e transcreva dados em linguagem matricial;
219. Reconheça, em uma matriz, o significado dos seus elementos em um determinado contexto;
220. Identifique e interprete a matriz nula e a matriz identidade;
221. Resolva situacoes-problema envolvendo a igualdade e operações de adição, subtração e multiplicação de matrizes;
222. Determine, a partir de uma matriz dada, a sua respectiva matriz transposta;
223. Reconheça, em uma matriz, a sua respectiva matriz oposta;
224. Identifique matrizes inversiveis e determine a sua respectiva matriz inversa;
225. Calcule o determinante de matrizes de diferentes ordens;
226. Classifique e resolva sistemas lineares por meio de diferentes processos;
227. Utilize o calculo do determinante de uma matriz para a solução e discussão de sistemas lineares;
228. Resolva situacoes-problema envolvendo sistemas de equações lineares;
229. Resolva operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios;
230. Compreenda aplique o algoritmo e Briot-Ruffini na divisão de polinômios por binômios;
231. Aplique os Teoremas do Resto e o Teorema de D'Almabert na divisão de polinômios;
232. Determine o grau de uma equação polinomial;
233. Compreenda e aplique o Teorema Fundamental da Álgebra e o Teorema da Decomposição em Fatores no estudo das equações polinomiais;
234. Compreenda e aplique as Relações de Girard para resolver equações polinomiais;
235. Resolva problemas envolvendo o calculo de equações polinomiais;
236. Reconheça e resolva equações e inequacões modulares, exponenciais e logarítmicas;
237. Reconheça um logaritmo e a denominação de suas partes;
238. Utilize as propriedades logarítmicas para operar com logaritmos decimais e não decimais;
239. Resolva situacoes-problema envolvendo o calculo de equações e inequacões modulares, exponenciais e logarítmicas;



CONTEUDOS ESTRUTURANTES
 
Grandezas e Medidas

CONTEUDOS BASICOS
Medidas de Área;
Medidas de Volume;
Medidas de Grandezas
Vetoriais, Medidas de Informática;
Medidas de Energia;
Trigonometria


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

240. Resolva situacoes-problema que envolva calculo de área da superfície de sólidos geométricos;
241. Resolva situacoes-problema que envolva calculo de volume de sólidos geométricos;
242. Identifique e interprete as unidades de medidas de grandezas vetoriais, de energia e de informática;
243. Estabeleça relações entre os múltiplos e submúltiplos das medidas de informática;
244. Reconheça as razoes trigonométricas no triangulo retângulo;
245. Aplique a relações trigonométricas na resolução de situações envolvendo medidas de triângulos retângulos;
246. Aplique a lei dos senos e a lei dos cossenos para resolver situacoes-problema envolvendo as medidas de um triangulo qualquer;
247. Identifique os elementos do circulo trigonométrico;
248. Transforme a medida de um angulo em graus e radianos;
249. Reconheça as relações entre tangente, seno e cosseno;
250. Reconheça e resolva equações e inequações trigonométricas;



CONTEUDOS ESTRUTURANTES

Funções

CONTEUDOS BASICOS
Função Afim;
Função Quadrática;
Função Polinomial;
Função Exponencial;
Função Logarítmica;
Função Trigonométrica;
Função Modular;
Progressão Aritmética;
Progressão Geométrica.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

251. Reconheça diferentes funções por meio de sua representação algébrica e/ou gráfica;
252. Identifique o domínio, contradomínio, imagem de diferentes funções;
253. Analise, interprete e construa gráficos de diferentes funções;
254. Estabeleça a lei de formação de uma função afim a partir de sua representação algébrica e/ou gráfica;
255. Reconheça o crescimento ou decrescimento de uma função afim por meio de seu sinal e/ou representação gráfica;
256. Calcule a raiz de uma função afim;
257. Identifique uma função afim em situações descritas em um texto, representando-a algébrica e/ou graficamente;
258. Resolva situacoes-problema que envolvam a função afim;
259. Identifique uma função quadrática em situações descritas em um texto, representando-a algébrica e/ou graficamente;
260. Calcule as raízes e o vértice de uma função quadrática;
261. Identifique ponto de Maximo e de mínimo nas funções quadradas;
262. Determine o numero de raízes de uma função quadrática por meio da analise de sua representação gráfica (concavidade da parábola);
263. Identifique uma função quadrática em situações descritas em um texto, representando-a algébrica e/ou graficamente;
264. Resolva situacoes-problema que envolvam a função quadrática;
265. Estabeleça a lei de formação de uma função exponencial a partir de sua representação algébrica e/ou gráfica
266. Identifique uma função exponencial em situações descritas em um texto, representando-a algébrica e/ou graficamente;
267. Calcule a raiz de uma função exponencial;
268. Reconheça o crescimento ou decrescimento de uma função exponencial por meio de seu sinal e/ou representação gráfica;
269. Resolva situacoes-problema que envolva a função exponencial;
270. Compreenda a definição da função logarítmica e reconheça seu campo de existência.
271. Estabeleça a relação entre as funções exponencial e logarítmica;
272. Calcule a raiz de uma função logarítmica;
273. Reconheça o crescimento ou decrescimento de uma função logarítmica por meio da analise gráfica;
274. Resolva situacoes-problema que envolva a função logarítmica;
275. Compreenda a definição de função modular;
276. Reconheça uma função modular gráfica e algebricamente;
277. Determine as raízes de uma função modular
278. Resolva situacoes-problema que envolva a função logarítmica;
279. Reconheça e interprete as funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente) e suas propriedades;
280. Reconheça as funções trigonométricas gráfica e algebricamente;
281. Identifique regularidades em seqüência numéricas;
282. Identifique uma Progressão Aritmética pela regularidade entre os termos de uma seqüência numérica;
283. Compreenda a lei de formação das Progressões Aritméticas;
284. Identifique termos eqüidistantes dos extremos de uma progressão Aritmética finita
285. Identifique se uma progressão Aritmética é crescente, decresceste ou constante;
286. Identifique a razão de uma progressão Aritmética;
287. Determine a expressão geral de uma Progressão Aritmética;
288. Calcule os termos de uma Progressão Aritmética por meio da sua expressão geral;
289. Calcule a soma do numero de termos de uma Progressão Aritmética finita;
290. Calcule o numero de termos de uma Progressão Aritmética;
291. Identifique uma Progressão Aritmética em situações descritas em um texto, representando-a em linguagem algébrica;
292. Identifique uma Progressão Geométrica pela regularidade entre os termos de uma seqüência numérica;
293. Compreenda a lei de formação das Progressões Geométrica;
294. Identifique se uma Progressão Geométrica e crescente decrescente, alternante ou constante;
295. Identifique a razão de uma Progressão Geométrica;
296. Determine a expressão geral de uma Progressão Geométrica;
297. Calcule os termos de uma Progressão Geométrica por meio da sua expressão geral;
298. Calcule o numero de termos de uma Progressão Geométrica finita;
299. Calcule a soma dos termos de Progressões Geométricas;
300. Identifique uma Progressão Aritmética em situações descritas em um texto, representando-a em linguagem algébrica;



CONTEUDOS ESTRUTURANTES


Geometrias

CONTEUDOS BASICOS
Geometria Plana;
Geometria Espacial;
Geometria Analítica;
Geometrias nao-euclidianas



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

301. Compreenda os conceitos de ponto, reta, e plano.
302. Compreenda e os Postulados da Existência, da Determinação, da Inclusão e das Paralelas;
303. Verifique posições relativas entre pontos no espaço;
304. Verifique as posições relativas entre pontos e retas no espaço;
305. Verifique posições relativas entre retas no espaço;
306. Verifique posições relativas entre retas e planos no espaço;
307. Verifique posições relativas entre planos no espaço;
308. Calcule a medida da distancia entre dois pontos no plano cartesiano
309. Calcule a medida da distancia entre um ponto a uma reta no plano cartesiano;
310. Calcule a medida da área de um triangulo por meio coordenadas de seus vértices;
311. Reconheça a condição de alinhamento de três pontos;
312. Reconheça a equação geral da reta;
313. Obtenha a equação de uma reta, conhecendo seu coeficiente angular e as coordenadas de um de seus pontos;
314. Determine as posições relativas entre duas retas no plano comparando os respectivos coeficientes angulares;
315. Identifique posições relativas entre um ponto e circunferências;
316. Identifique posições relativas entre uma reta e circunferências;
317. Identifique posições relativas entre duas circunferências;
318. Reconheça equação da geral e paramétrica da circunferência;
319. Interprete geometricamente os coeficientes da equação de uma circunferência;
320. Identifique sólidos geométricos e seus elementos;
321. Identifique e classifique poliedros
322. Identifique e analise os elementos dos prismas e pirâmides;
323. Identifique e classifique corpos redondos;
324. Identifique e analise os elementos de esferas, cones e cilindros;
325. Calcule a medida da área da superfície de sólidos geométricos;
326. Calcule a medida do volume e da capacidade de sólidos geométricos;
327. Resolva situacoes-problema envolvendo o calculo de áreas de superfícies, volume e capacidade de sólidos geométricos;
328. Identifique elipses, hipérboles e parábolas
329. Articule conceitos da Geometria Fractal com outros conteúdos (ex: função exponencial, logarítmica, Progressões Aritmética e Geométrica);
330. Conheça o contexto histórico da criação das Geometrias Hiperbólica e Elíptica;
331. Reconheça a Geometria Hiperbólica e Elíptica como sistemas a geométricos no quais o postulado euclidiano das paralelas não se verifica;
332. Relacione a Geometria Hiperbólica e Eli tica com a Geometria Euclidiana, a partir da negação dos postulados das paralelas;
333. Relacione a Geometria Hiperbólica com a negação da unicidade de retas paralelas;
334. Relacione a Geometria Elíptica com a negação da existência de retas paralelas;
335. Reconheça a Esfera como um modelo para a Geometria Elíptica;
336. Identifique a curvatura nula, positiva e negativa, como sendo da plana, esférica e hiperbólica, respectivamente;
337. Compreenda a noção de distancia entre dois pontos da superfície esférica e da hiperbólica;
338. Compreenda o conceito de geodésicas;
339. Reconheça triângulos esféricos e hiperbólicos;
340. Compreenda a propriedade da soma dos ângulos internos de triângulos esféricos e hiperbólicos;
341. Reconheça a necessidade das Geometrias não Euclidianas para resolução de problemas não resolvidos pela Geometria Euclidiana;



CONTEUDOS ESTRUTURANTES

Tratamento da Informação



CONTEUDOS BASICOS
Analise Combinatória;
Binômio de Newton;
Estudo das Probabilidades;
Estatística;
Matemática Financeira



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

342. Desenvolva o raciocínio combinatório, tendo em vista a familiarização do aluno com situacoes-problema que envolve o princípio fundamental da contagem;
343. Compreenda aplique e generalize o principio fundamental multiplicativo;
344. Resolva situacoes-problema que envolva os seguintes agrupamentos: permutações, arranjo e combinações;
345. Realize cálculos utilizando Binômio de Newton;
346. Compreenda a teoria e a linguagem das probabilidades;
347. Identifique e conceitue fenômenos e experimentos aleatórios, espaço amostral e evento;
348. Compreenda a probabilidade de não ocorrer um evento, probabilidade da união eventos, da probabilidade condicional e da probabilidade de intersecção de eventos;




 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – ENSINO FUNDAMENTAL
5ª. Serie 6º. Ano
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Números e Álgebra

• Sistema de numeração;
• Números Naturais;
• Múltiplos e divisores;
• Potenciação e radiação;
• Números fracionários;
• Números decimais.


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

1. Compreenda as necessidades praticas que levaram a criação dos números;
2. Identifique os diferentes sistemas de numeração (egípcio, romanos, maias);
3. Identifique e compreenda as regras do Sistema de Numeração Decimal Posicional;
4. Identifique e compare os elementos do conjunto dos números naturais;
5. Realize operações com números naturais em diferentes contextos;
6. Compare números através dos sinais =, <, >;
7. Represente o antecessor e o sucessor de um numero natural;
8. Classifique os números naturais em pares e impares;
9. Represente os números naturais na reta numérica;
10. Apresente em linguagem matemática, oral e escrita, situacões-problema que envolva as operações com números naturais;
11. Interprete os dados de um problema;
12. Resolva problemas envolvendo os números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação fundamental;
13. Utilize de forma adequada a terminologia adição, parcela, soma, minuendo, subtraendo, diferença, multiplicação, fatores, produto, dividendo, divisor, quociente, base, expoente, potencia;
14. Identifique o conceito de múltiplo e de divisor de um numero natural e sua relevância na solução de problemas cotidianos;
15. Identifique a divisibilidade entre números;
16. Identifique e aplique as propriedades dos números primos;
17. Determine o MMC e MDC de dois números ou mais por meio da fatoração completa dos números dados;
18. Aplique o MMC e MDC na resolução de problemas;
19. Identifique as potencias como multiplicação de mesmo fator e da radiciação como sua operação inversa;
20. Identifique as relações das potencias e raízes quadradas e cúbicas com padrões numéricos e geométricos;
21. Resolva expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais;
22. Identifique a fração como parte de um todo;
23. Reconheça frações e a significação de numerador e denominador;
24. Simplifique frações, aplicando a fatoração e a propriedade fundamental de frações equivalentes;
25. Resolva problemas envolvendo frações;
26. Reconheça e interprete números racionais na forma fracionaria em diferentes contextos e aplique esses conhecimentos na solução de situacoes-problema;
27. Amplie as regras do sistema decimal na representação dos números racionais para a forma decimal;
28. Identifique a forma decimal dos números racionais em diferentes contextos;
29. Resolva situacoes-problema envolvendo números decimais;
30. Transforme fração em numero decimal e numero misto, identificando a igualdade.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Grandezas e Medidas


• Medidas de comprimento;
• Medidas de massa;
• Medidas de área;
• Medidas de Volumes;
• Medidas de tempo;
• Medidas de ângulos;
• Sistema monetário.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
31. Compreenda o processo de medir e sua implicação na escolha de uma unidade padronizada de mesma natureza;
32. Identifique as unidades padronizadas de medida (metro, quilo, litro, grama);
33. Diferencie grandeza de medida e unidades de medida;
34. Identifique o metro como unidade-padrão de medida de comprimento;
35. Identifique e reconheça as relações existentes entre unidade de medida de comprimento e o sistema decimal;
36. Realize transformações entre os múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida;
37. Construa o conceito de área a partir de unidades padronizadas de superfície;
38. Calcule perímetro usando unidades de medida padronizadas;
39. Reconheça e diferencie a grandeza volume e capacidade;
40. Reconheça a equivalência entre o litro e o decímetro cúbico;
41. Compreenda e utilize o metro cúbico como padrão de medida de volume;
42. Resolva situacoes-problema envolvendo as unidades de medidas de volume e de capacidade;
43. Compreenda e resolva problemas envolvendo as unidades de grandeza de massa, seus múltiplos e submúltiplos;
44. Calcule com as unidades do tempo;
45. Realize transformações de unidades de medida de tempo envolvendo seus múltiplos e submúltiplos;
46. Reconheça as medidas de informática;
47. Identifique os ângulos (reto, raso, agudos e obtusos);
48. Utilize os instrumentos de medidas adequados em diferentes contextos;
49. Identifique o Sistema Monetário Brasileiro;
50. Reconheça o Sistema Monetário Brasileiro e as propriedades dos números decimais.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Geometrias

• Geometria Plana;
• Geometria Espacial.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
51. Desenvolva a capacidade de observação do espaço e reconheça a diferença entre as dimensões (2D e 3D);
52. Reconheça e represente o ponto, a reta, o plano, a semi-reta e o segmento de reta;
53. Conceitue e classifique e polígonos;
54. Identifique corpos redondos;
55. Diferencie as formas plana e não planas;
56. Identifique e quantifique as faces, arestas e vértices de um cubo;
57. Diferencie o circulo e circunferência, identificando seus elementos;
58. Reconheça os sólidos geométricos em sua forma planificada e seus elementos;
59. Construa poliedros a partir de modelos de faces poligonais;
60. Utilize de forma adequada os instrumentos de medidas nas construções geométricas

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Tratamento da Informação

• Dados, tabelas e gráficos;
• Porcentagem.


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

61. Construa procedimentos para organizar e representar dados por meio de tabelas e gráficos estatísticos;
62. Leia, interprete e identifique os diferentes tipos de gráficos;
63. Resolva situacoes-problema que envolva porcentagem e relacione-as com os números na forma decimal e fracionaria


6ª. Série 7º. Ano
CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Números e Álgebra

• Números Inteiros;
• Números Racionais;
• Equação e Inequacão do 1º grau
• Razão e Proporção;
• Regra de três simples.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
64. Amplie o conjunto dos números naturais, construindo o conjunto dos números inteiros;
65. Identifique situações do cotidiano nas quais apareçam números positivos e números negativos;
66. Reconheça números inteiros em diferentes contextos;
67. Compare e ordene os números inteiros;
68. Represente os números inteiros na reta numérica e interprete sua localização;
69. Identifique o modulo de um numero inteiro;
70. Compare dois números inteiros quaisquer, representando por meio dos sinais >, < e =;
71. Resolva situacoes-problema envolvendo os números inteiros;
72. Reconheça os números racionais em diferentes contextos;
73. Compreenda o conceito de numero racional, ampliando o conjunto dos números inteiros;
74. Compare números racionais nas formas fracionaria e decimal;
75. Localize os números racionais na reta numérica;
76. Resolva situacoes-problema que envolva números racionais nas formas fracionaria e decimal
77. Compreenda o principio de equivalência da igualdade e desigualdade;
78. Identifique o primeiro e segundo termos de uma igualdade e desigualdade;
79. Identifique e aplique a linguagem algébrica;
80. Compreenda o conceito de incógnita;
81. Utilize e interprete a linguagem algébrica para expressar valores numéricos através de incógnitas;
82. Compreenda e utilize a desigualdade para representar e analisar situações cotidianas;
83. Identifique, represente e interprete a desigualdade, usando corretamente símbolos e propriedades;
84. Resolva problemas envolvendo equações e inequacões;
85. Identifique a razão de dois números racionais a e b (b 0) como ǂ o quociente de a por b;
86. Identifique a proporção como a igualdade de duas razoes;
87. Compreenda a razão como uma comparação entre duas grandezas numa ordem determinada e a proporção como uma igualdade entre duas razoes;
88. Reconheça as sucessões de grandezas direta e inversamente proporcionais;
89. Resolva situacoes-problema aplicando regra de três simples;
90. Resolva situacoes-problema que envolva grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. Grandezas e Medidas

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS

Números e Álgebra

• Medidas de temperatura;
• Medidas de ângulos


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

91. Compreenda as medidas de temperatura em diferentes contextos;
92. Relacione as grandezas de temperatura e números inteiros;
93. Compreenda o conceito de angulo;
94. Identifique o angulo como uma figura geométrica formada por duas semirretas de mesma origem;
95. Identifique e nomeie vértices e lados de um angulo;
96. Classifique angulo reto, agudos, obtusos e raso;
97. Meca ângulos em grau, minutos e segundos;
98. Identifique e reconheça ângulos congruentes como aqueles que possuem medidas iguais;
99. Resolva situacoes-problema envolvendo cálculos de graus minutos e segundos;
100. Classifique ângulos e use o transferidor e esquadros para medi-los;
101. Reconheça ângulos adjacentes, suplementares, complementares, opostos pelo vértice, reto, agudo e obtuso;
102. Identifique os ângulos em polígonos;
103. Identifique e represente triângulos por meio de seu vértice, lados e ângulos internos;
104. Classifique triângulos quanto aos lados e ângulos;
105. Identifique a bissetriz de um angulo.
CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Geometrias

• Geometria Plana;
• Geometria Espacial;
• Geometrias naoeuclidianas


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

106. Classifique e construa, a partir de figuras planas, sólidos geométricos;
107. Reconheça e classifique poliedros;
108. Identifique e quantifique faces, arestas, e vértices de um poliedro;
109. Identifique e quantifique as faces, arestas, e vértices de prisma e pirâmides;
110. Identifique sólidos geométricos a partir de sua planificação;
111. Reconheça e identifique cilindros, cones, esferas e alguns de seus elementos;
112. Reconheça circulo e circunferência e alguns de seus elementos: centro, raio, arco, diâmetro e corda;
113. Compreenda as noções topológicas através do conceito de interior, exterior, fronteira, vizinhança, conexidade, curvas e conjuntos abertos e fechados.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Tratamento da Informação
• Pesquisa Estatística;
• Media Aritmética;
• Moda e mediana;
• Juros simples.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

114. Analise e interprete informações de pesquisas estatísticas;
115. Leia, interprete, construa e analise gráficos;
116. Calcule a media aritmética e a moda de dados estatísticos;
117. Identifique em um problema os elementos capital, montante, taxa de porcentagem e tempo;
118. Resolva problemas de cálculos de juros simples.

7ª. Série 8º. Ano
CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Números e Álgebra

• Números Racionais e Irracionais;
• Sistemas de Equações do 1o grau;
• Potencias;
• Monômios e Polinômios;
• Produtos Notáveis.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
119. Identifica e classifica os conjuntos numéricos; -
120. Escreve e realiza operações com Números Racionais na forma fracionaria e decimal;
121. Extraia a raiz quadrada exata e aproximada de números racionais;
122. Extraia a raiz quadrada de um numero por decomposição em fatores primos;
123. Reconheça que os números racionais não preenchem a reta numérica;
124. Represente um numero irracional na forma de radical e na forma decimal infinita e reconheça de que esta não e periódica;
125. Realize operações com números irracionais.
126. Opere com Números Irracionais na forma de radical;
127. Compreenda, identifique e reconheça o numero π (pi) como um numero irracional especial;
128. Reconheça que o conjunto dos números reais e formado pelos números racionais e irracionais;
129. Reconheça a correspondência biunívoca entre os números reais e o conjunto dos pontos da reta;
130. Reconheça e resolva equação do 1o grau com uma incógnita;
131. Reconheça uma equação literal como uma equação numa incógnita qualquer (x) que contem coeficientes indicados por outras letras (a, b);
132. Opere com sistema de equações do 1o grau com duas variáveis;
133. Determine a solução geral de uma equação literal, observando as condições de validade;
134. Transforme qualquer numero real a um expoente inteiro;
135. Reconheça e aplique as propriedades da potenciação em cálculos com números reais;
136. Compreenda o objetivo da notação cientifica e sua aplicação;
137. Reconheça e aplique as propriedades da potenciação em cálculos com Números Reais;
138. Identifique monômios e polinômios e efetue suas operações;
139. Reconheça e calcule o quadrado da soma de dois termos;
140. Reconheça e calcule o quadrado da diferença entre dois termos;
141. Reconheça e calcule o produto da soma pela diferença de dois termos;
142. Utilize as regras de Produtos Notáveis para resolver problemas que envolvam expressões algébricas.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Grandezas e Medidas

• Medidas de comprimento;
• Medidas de área;
• Medidas de volume;
• Medidas de ângulos.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

143. Constate que existem situacoes-problema relacionadas a Geometria e Medidas cujas soluções não são dadas por números racionais;
144. Calcule o comprimento da circunferência;
145. Calcule o comprimento e área de polígonos e circulo;
146. Realize o calculo de área e volume de poliedros;
147. Identifique ângulos formados entre retas paralelas interceptadas por transversal;
148. Resolva situacoes-problema envolvendo medidas de comprimento, de área e volume.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Geometrias

• Geometria Plana;
• Geometria Espacial;
• Geometria analítica;
• Geometrias naoeuclidianas



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

149. Classifique triangulo quanto aos lados;
150. Construa um triangulo dados três lados;
151. Reconheça que cada lado de um triangulo e menor que a soma dos outros dois lados;
152. Reconheça que a soma dos ângulos internos de um triangulo e 180o;
153. Determine os ângulos externos de um triangulo;
154. Verifique que, em todo triangulo, qualquer angulo externo e igual a soma dos dois ângulos internos não adjacentes a ele;
155. Reconheça triângulos congruentes por meio da congruência: LAL, LLL, ALA e LAA; 156. Identifique o caso especial de congruência de triângulos retângulos: cateto e hipotenusa respectivamente congruentes;
157. Aplique as propriedades referentes aos casos de congruência de triângulos;
158. Construa triângulos com base nos casos de congruência;
159. Identifique e opere com os ângulos internos de polígonos regulares;
160. Desenvolva a noção de paralelismo, trace e reconheça retas paralelas num plano;
161. Compreenda o Sistema de Coordenadas Cartesianas, posicionamento de pontos, identificação dos pares ordenados (abscissa e ordenada) e analise seus elementos sob diversos contextos;
162. Defina quadrilátero;
163. Reconheça e represente os vértices, os lados e os ângulos internos de um quadrilátero;
164. Reconheça quadriláteros convexos e côncavos;
165. Determine a soma dos ângulos de um quadrilátero convexo;
166. Reconheça um quadrado;
167. Reconheça que todo quadrado e paralelogramo, e retângulo e losango;
168. Reconheça os fractais através da visualização e manipule materiais e reconheça suas propriedades.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Tratamento da Informação

• Gráfico e Informação;
• População e amostra


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

169. Aplique o conceito de amostra para levantamento de dados; -
170. Organize dados em tabelas;
171. Reconheça os diversos tipos de gráficos;
172. Identifique do gráfico mais adequado para cada situação e tema;
173. Interprete e represente dados em diferentes gráficos.

8ª Série  9º. Ano
CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Números e Álgebra

• Números Reais;
• Propriedade dos radicais;
• Equação do 2o grau;
• Teorema de Pitágoras;
• Equações Irracionais;
• Equações biquadradas;
• Regra de Três composta.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

174. Opere com expoentes fracionários; -
175. Identifique potencia de expoente fracionário como um radical e aplique as propriedades para a sua simplificação;
176. Reconheça e aplique o Teorema de Pitágoras;
177. Extraia uma raiz usando fatoração;
178. Identifique uma equação do 2o grau na forma completa e incompleta, reconhecendo seus elementos;
179. Determine as raízes de uma equação do 2o grau completa e incompleta, utilizando diferentes processos;
180. Interprete problemas em linguagem gráfica e algébrica;
181. Identifique e resolva equações irracionais;
182. Resolva equações biquadradas através das equações do 2o grau;
183. Utilize a regra de três composta em situacoes-problema.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS

Grandezas e Medidas

• Relações Métricas no Triangulo Retângulo;
• Trigonometria no triangulo retângulo.



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
184. Reconheça e aplique as relações métricas e trigonométricas no triangulo retângulo; -
185. Utilize o Teorema de Pitágoras na determinação das medidas dos lados de um triangulo retângulo;
186. Realize calculo da superfície e volume de poliedros.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Funções

• Noção intuitiva de Função Afim.
• Noção intuitiva de Função Quadrática

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

187. Identifique a dependência de uma variável em relação à outra; -
188. Reconheça uma função afim e sua representação gráfica, inclusive sua declividade em relação ao sinal da função;
189. Estabeleça as relações entre gráficos e tabelas que descrevem uma função;
190. Reconheça a função quadrática e sua representação gráfica e pertinência entre a concavidade da parábola em relação ao sinal da função;
191. Analise graficamente a função afim;
192. Analise graficamente as funções quadráticas.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS
Geometrias

• Geometria Plana;
• Geometria Espacial;
• Geometria Analítica;
• Geometria nao-euclidianas


EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
193. Verifique a semelhança entre dois polígonos e relações entre eles; -
194. Compreenda e utilize do conceito de semelhança de triângulos para resolver situacoes-problemas;
195. Reconheça e aplique os critérios de semelhança dos triângulos;
196. Determine a razão de dois segmentos dados;
197. Aplique o conceito de razão na divisão de um segmento por um ponto;
198. Reconheça segmentos proporcionais como segmentos que formam uma proporção;
199. Reconheça um feixe de retas paralelas;
200. Aplique e demonstre o Teorema de Tales em situacoes-problema;
201. Reconheça e realize técnicas de projeções e perspectivas;
202. Faca calculo de superfície e volume de poliedros.

CONTEUDOS ESTRUTURANTES
CONTEUDOS BASICOS

Tratamento da Informação

• Noções de Analise Combinatória;
• Noções de Probabilidade;
• Estatística
•Juros Compostos

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
203. Reconheça e aplique o principio fundamental da contagem; -
204. Resolva problemas simples de contagem;
205. Desenvolva do raciocínio combinatório por meio de situacoes-problema que envolva contagens, aplicando o principio multiplicativo;
206. Descreva o espaço amostral em um experimento aleatório;
207. Reconheça a probabilidade como a quantificação da chance de ocorrência de um evento;
208. Calcule as chances de ocorrência de um determinado evento;
209. Resolva situacoes-problema que envolva cálculos de juros co


Nenhum comentário:

Postar um comentário